SOBRE ESTE SITE

Este site foi construído com a valorosa colaboração de Ruben Klein e Eliane Bardanachvili que iniciaram comigo a organização dos artigos sobre ensino básico e ensino superior selecionando as versões mais acabadas. Depois da seleção dos ensaios foi preciso descobrir versões já digitalizadas e fac-similar as que não estavam no meio digital, procurar fotografias e organizar o documentário sobre Sergio Costa Ribeiro. Ao longo desses últimos quatro anos, os alunos do Núcleo de Antropologia NaEscola, por mim coordenado e sob a vice-coordenação de Ana Pires do Prado, fizeram esse trabalho de formiga, juntando os pedaços e correndo atrás dos fios que muitas vezes se perdiam. Não tenho como nomear todos, mas não posso deixar de mencionar Nilton Rodrigues Junior, Raquel Gomes e Leticia Sabbadini da Silva.

Todo o levantamento de fotos e vídeos com entrevistas foi feito com a ajuda de suas filhas Juliana e Manoela, bem como de Yolanda Calafange e Sonia Olesko. Carlos Costa Ribeiro foi um parceiro sempre presente criticando e dando sugestões.

Diego Madi Dias, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, do IFCS/UFRJ, com seu olhar de fora do campo da educação foi não só quem construiu o site em termos técnicos, mas também o antropólogo que ajudou a unir as pontas do novelo, organizando graficamente nossas ideias.

A página é um trabalho em construção. Contará com depoimentos gravados de alguns dos colaboradores e amigos que serão inseridos ao longo dos próximos anos.

Carlos Eduardo Falcão Uchôa, Claudio de Moura Castro, Djalma Pessoa, Philip Fletcher, Francisco José da Silveira Lobo Neto, Maria Aparecida Ciavata Franco, Marcos de Fonseca Elia, Nilma Santos Fontanive, Orlando Pilati, Ruben Klein, Simon Schwartzman e Suzana Leher de Souza Barros foram coautores de diversos artigos e gentilmente cederam os direitos. As equipes do Centro de Documentação da TV Globo, Cedoc, e do Memória Globo ajudaram muito na pesquisa das entrevistas gravadas. 

Finalmente, sem o apoio  da Fundação de Amparo à Pesquisa Carlos Chagas Filho (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),  por meio da bolsa Cientista do Nosso Estado desde 2008 e da Bolsa de Produtividade, este trabalho não teria sido possível. A direção do IFCS/UFRJ foi também parceira ao incluir a página de Sergio Costa Ribeiro no site da instituição e abrigar o NaEscola na sala 412 do prédio histórico do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ do Largo de São Francisco.

Rio de Janeiro, Novembro de 2013
Yvonne Maggie